quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ferramentas - Chave Pé de Corvo para Torquímetro

1 comentários:

  1. Correto e bem explicado o cálculo, mas eu vou comentar o que meu professor me ensinou no SENAI dentro da fábrica da Mercedes-Benz nos idos da década de 80, quando a especialização das ferramenta especiais não era tão intensa quanto hoje em dia.

    Não gaste dinheiro com ferramenta especial se vc vai realizar o procedimento esporadicamente e pode usar de forma correta uma combinação de ferramentas simples e apropriadas.

    Ao invés dessa chave pé de corvo, selecione a chave combinada para o parafuso e na ponta estrela oposta à boca fixa coloque um parafuso travado com uma porca. Nesse parafuso com porca vc encaixa o torquímetro com o soquete sextavado/estriado.

    Faça as medições e os cálculos seguindo sua correta explicação neste vídeo, mas considerando a extensão da chave combinada ao invés do pé de corvo e realize o aperto.

    Com um conjunto porca-parafuso travados vc realiza a adaptação equivalente a uma chave pé de corvo, com a vantagem de que se a extensão estiver muito longa e não houver espaço para o braço composto pelo torquimetro + chave combinada é só seguir no cálculo trigonométrico incluindo o ângulo entre a chave combinada e o torquímetro e toca apertar sem precisar do pé de corvo.

    Aliás, se o uso do pé de corvo for muito frequente, aí que eu vejo um erro do mecãnico. Se o uso é frequente, tem que usar a chave de boca dinamométrica com torquimetro sem cabeça. Se for esporádico, adpte seu torquímetro na chave combinada, e poupe seu dinheiro para outras ferramentas.

    ResponderExcluir